sexta-feira, julho 07, 2006

Dilema


Esta página está a ficar PERIGOSAMENTE muito pessoal. Estou a mostrar-me demais.
Não me agrada nada a ideia de todos saberem o que se passa nesta minha cabeça...

Das duas uma:

Ou...
...respiro fundo, continuo a mostrar-me e tenho de me aguentar à bronca e ao que aí pode vir;

Ou...
...um dia destes apago isto tudo, e nunca mais ninguém ouve falar de mim;

O que vale é que ainda só meia dúzia de amigos me relacionam com ele, mas não sei quanto tempo é que esta exclusividade vai durar...

Cheira-me que se continuo com esta transparência e esta sinceridade...
...vai dar merda!

quinta-feira, julho 06, 2006

Musicando Até Ti - David Bowie


Já não pertenço à geração Eighty´s que cresceu a ouvir David Bowie. No entanto o “Camaleão do Rock” marcou-me em finais dos anos 90 quando às 3.ªs Feiras ia ao “Kremlin” ouvir os Dj´s Miguel Simões e Jorge Gabriel, numa onda revivalista a colocarem no “gira-discos”, discos em vinil com música dos anos 70 e 80.
Desde então David Bowie recorda-me madrugadas em que se bebiam muitos litros de álcool, e as “más companhias” atravessavam a Av. 24 de Julho no sentido Infante Santo - Cais do Sodré, a tentar dar os 220 ou 240 Km/h antes de chegar aos semáforos junto à estação de comboios.
Deus me livre se um dia os meus filhos tiverem as mesmas ideias fracas que nós tinha-mos nessa altura. Todos nós tivemos sorte por nunca nos ter-mos desgraçado, tamanha era a nossa estupidez e aventureirismo.
Essas benditas noites que recordo com saudade acabavam invariavelmente a tomar o pequeno almoço no “Mercado da Ribeira” ou em minha casa...
... Depois vomitava-mos e ia-mos para a faculdade onde adormecíamos descaradamente nas aulas.

Felizmente “Alguém” não sei onde, nos protegia para que nada de grave nos acontecesse como a tantos outros da nossa “decepada” geração.
Quero que este post tenha também um efeito pedagógico na geração que tem agora 18 anos e que faz disparates que julga inconsequentes.

Infelizmente nem toda a gente tem a sorte que eu tive.

Mas como esta série de posts serve para falar de música, aqui deixo grandes malhas de David Bowie que me marcaram para sempre:

“Life on Mars” (reparem no som do piano”
http://www.youtube.com/watch?v=lN1Yyt1XmrY

e…
… o Clássico
Este blog é um espaço dinâmico, a prova disso são os pedidos da Lú e do Absinto...
O absinto lembrou-me este velho clássico do qual estava esquecido:
"China Girl"
A Lú, por seu turno, num serão em Belém, apresentou-me duas músicas que eu não conhecia, mas das quais passei a gostar (especialmente o Five Years):
"Moonage Daydream"
"Five Years"
Com estes contributos, este post está mais completo.

Ainda hoje me arrepio quando oiço isto!
Espero que oiçam e gostem!

terça-feira, julho 04, 2006

Musicando Até Ti - "Junto à Ponte"




O meu Músico, Compositor, Trovador e Cantor Português preferido chama-se Jorge Palma. Durante uns 5 anos, segui-o para todo o lado, um sem número de concertos, um sem número de palcos ao ar livre, em bares, ou em casinos eu estava lá, quando o JP aparecia com 3 horas de atraso, mas ninguém se cansava de esperar. Muitos copos, muitas noites perdidas e centenas de gargalhadas com as bacoradas que este tipo fazia quando se enganava por estar tão... "fora de si"... quando o Scotch Whisky tocava o piano e o JP só se ria e balbuciava as letras era de partir o coco a rir...
Deixei-me dessa vida, pelos vistos o JP está bem melhor... mas a capacidade do génio mantém-se e há-de manter por muitos anos. Deixo-vos aqui um tema pouco conhecido, que é dos melhores temas do trovador. Chama-se “Junto à Ponte” e está em:

Aqui podem ouvir também, temas como “Balada de um estranho , “Lado errado da Noite” e outras grandes malhas do “Último Trovador Português”.

(Nota: Nalguns temas o som é bastante mau, porque os temas foram gravados ao vivo e não foram trabalhados em estúdio... Mas com músicas destas que se lixe o ruído...)

segunda-feira, julho 03, 2006

Musicando Até Ti - "Lisboa Ao Entardecer"



Tal como prometido, aqui vou começar a partilhar convosco as minhas músicas.

Para começar em grande, vou dar honras de abertura desta rubrica à mais bonita guitarrada que eu conheço.

Imaginem-se num qualquer sítio desta Lisboa, no Adamastor, porque não...
...Ou Alfama...
...Ou junto ao rio em Belém?

Fizemos a viagem num "Velhinho Amarelo da Carris", o Sol prepara-se para nos dizer boa noite e estamos com a pessoa que mais amamos ao nosso lado. Temos todo o tempo do mundo e queremos que relógio pare eternizando o momento e a companhia...

Esta música chama-se: "Lisboa ao entardecer" e podem ouvi-la em:

http://www.fadosaosul.com/1024x768/paginas/vitor_do_carmo.htm

Esta intrepretação é de Vitor do Carmo e a página tem também outras guitarradas e fados.

(Podem ouvir também as Variações sobre o fado Lopes que não vão dar por perdido o vosso tempo).

Espero que oiçam, e gostem.