segunda-feira, setembro 03, 2007

Babel?

Depois do ataques às Torres Gémeas em 11 de Setembro de 2001 Sílvio Berlusconni disse que:

“A mistura de Culturas é um PERIGO!”

Algures em Itália, um grupo de GRANDES músicos juntou-se para formar a “L´Orchestra Di Piazza Vittorio” cujo conceito é:

“A Mistura de Culturas é ARTE!”



O concerto que deram no passado sábado 1 de Setembro no Centro Cultural de Belém em Lisboa, foi das mais recentes e agradáveis surpresas no campo musical que eu descobri.

A Cereja em cima do Bolo foi no final do espectáculo, um fado bem português - “Foi Deus” - cantado com sotaque do Brasil e tocado com instrumentos cuja existência desconhecia por completo, como é o caso da Kora, do DumDum, do Glockenspiel, do Sabar e do Oud.

A L´Orchestra Di Piazza Vittorio é um Conjunto de 16 Músicos de 13 (Treze!) nacionalidades diferentes que vão desde Cuba até à Gâmbia, passando por Hungria, Argélia, Brasil, Itália, Índia, Equador, Egipto, Senegal e EUA entre outros. O problema é que não conseguem ter um corpo de músicos permanente por causa das leis da emigração da União Europeia.

Toda a gente sabe que não sou a pessoa menos racista e xenófoba do mundo, toda a gente sabe que coloco muitas reticências quando se fala de abrir as pernas, perdão, as portas à livre emigração, mas sinceramente eu também acho que:

“ A Mistura de Culturas pode ser, e neste caso é, uma Arte Maior

Os álbuns não estão à venda em Portugal mas podem saber mais em:

Sugiro, para começar, o tema “Tarareando” que considero, pura e simplesmente, uma música sem palavras (literalmente)!