sexta-feira, março 24, 2006

Taras e Manias



A Lu, nossa vizinha do blog “oquetequero”, lançou-me um desafio que consiste em enunciar 5 manias minhas para que toda a blogosfera, fique a saber alguns dos meus podres.

As regras do desafio são as seguintes:

«Cada bloguista participante tem de elencar cinco manias suas, hábitos muito pessoais que os diferenciem do comum dos mortais. E além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher cinco outros bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogs aviso do "recrutamento". Além disso, cada participante deve reproduzir este "regulamento" no seu blog.»

Agora cá vão algumas das minhas (muitas) manias:

1- ORGANIZAR: Quando estou sentado à secretária, gosto de ter todos os objectos dispostos geometricamente e equidistantes entre si, sempre que possível. Tal mania, faz com que me sinta mais organizado e evita a dispersão. A secretária deve estar imaculadamente limpa sem uma apara de borracha ou um grão de pó. Tal mania dá-me conforto para trabalhar e pensar;

2- RACIONALIZAR: Tenho a mania de racionalizar as coisas. Cada facto é fim e princípio de um sem número de causas e consequências, e nada acontece por acaso. Tudo o que se faz tem consequências e é preciso evitar cabeças partidas (especialmente a minha). De vez em quando, não racionalizo e esses são as minhas aventuras e loucuras (Geralmente dão mau resultado);

3- SONHAR: É a minha mania mais frequente. Adoro SONHAR. Vou a todo o lado nos meus sonhos. Sou capaz de tudo, inclusivamente consigo ser 100% feliz. O pior é quando acordo do sonho e começo a racionalizar, e nada é como no sonho... Aí obviamente que dá merda! (Claro, o que é que estavam à espera??!!!!!)

4- OBSERVAR: Gosto de estar sorrateiro, “undercovered”, escondido a observar os outros, os seus pormenores, as suas manias, mais valias, pontos fracos ou fortes que tenham e as suas riquezas. Gosto de estudar quem me está próximo. Observar é crescer, aprender e evoluir. Basicamente sou um “Voyeur” (Não levem esta última palavra para a javardice por favor :) );

5- PROTEGER: Tenho a mania de entrar na vida daqueles que gosto, para os proteger. Gosto de saber se estão bem ou mal, de evitar que partam a cabeça. Gosto de viver para quem gosto, quero bem ou amo. Já tem dado bosta... “para se tocar guitarra é preciso ter unhas” e querendo ajudar, às vezes não se é capaz e... faz-se porcaria (mas depois ajudo a consertar);

(esta agora é de borla, Ofereço-vo-la eu...)

6- AMAR: Ultimamente não sei o que isso é, estou um bocado esquecido, mas é a minha mania maior. Mais do que uma mania, AMAR é uma autêntica TARA que eu adoro ter.


Agora endereço este desafio para todos os blogadores e bloguistas que visitarem a minha página.

domingo, março 19, 2006

O Louco


Gosto muito de gente louca!

Acho que os “Loucos” são os verdadeiros Seres Humanos.
Nós, os aparentemente “Não Loucos”, somos cada vez mais autómatos pré-programados pela sociedade, para agir de determinada forma, forma essa tomada adequada pelos códigos de conduta definidos ao longo de séculos pelos nossos pares.

Quero partilhar convosco uma experiência fantástica.

Todas as noites, faça chuva ou calor, entre as 22 horas e as 3 ou 4 da manhã, se descerem a Avenida da República, na direcção da Rotunda do Marquês de Pombal, e repararem no semáforo que está no corredor central, junto ao “Centro Comercial Monumental” e o “Atrium Saldanha”, está um senhor, bem vestido, de óculos, cabelo branco aparentemente cuidado, com cerca de 80 anos cuja ocupação é … imaginem … sorrir para quem passa e dizer “adeus” acenando com a mão.

Aparentemente… é um “Louco”!

O que é certo é que todas as pessoas que ali costumam passar ao início da madrugada, abrandam o carro, mesmo que o semáforo esteja verde, buzinam e respondem ao “Adeus” e ao sorriso do simpático velhote.

Sorriem para ele também!

Por vezes detenho-me a observar a quantidade de pessoas que vendo o senhor distraído buzinam para ter direito à saudação…

Numa cidade, e numa sociedade como a nossa, em que não cumprimentamos o vizinho que vive ao nosso lado, em que não dizemos ”Bom dia” nem boa tarde a quem se cruza connosco na rua, em que não levantamos a mão para agradecer a quem pára o carro para nos deixar atravessar a rua e não dizemos “Obrigado” a quem nos serve a refeição, acho fantástico que haja alguém que se ocupe a sorrir e a acenar para cumprimentar os transeuntes desconhecidos e que passam na rua quando a noite já vai alta.

Por vezes, à noite deambulo de carro por esta Lisboa que ainda me surpreende, e encontro pessoas cuja “Loucura” ninguém questiona, mas que me fazem sorrir e pensar um bocado, naquilo que é ser-se realmente “Louco”.

Será Loucura?